quinta-feira, 29 de maio de 2014

Propaganda da volta do grêmio



Comissão eleitoral preparando um dos cartazes de propaganda da volta do grêmio "Força e Ação".





Cartazes fixados nos corredores das escadas que däo acesso ao piso superior da escola. Também foram fixados em salas de aula, como a do 5B (imagem à direita).

Ida e Volta


Vontade
responsabilidade
nome
sugestão
comissão
chapa
eleição
posse
comemoração
palestra
show
curso
avaliação
sugestão
nome
chapa
eleição

RECEITA
Grêmio Estudantil

Ingredientes
1 xícara de vontade
2 xícaras de responsabilidade
3 xícaras de ação
1 pitada de humor

Modo de fazer
Misturar a vontade com a responsabilidade e mexer bem, acrescentar, aos poucos, as ações e, por último, colocar a pitada de humor. Pôr para atuar por aproximadamente dois anos ou até que surjam novas chapas com novas propostas.

Caixa de sugestões




Alunos(as) dos 5 anos do C I, dos anos do C II e da EJA deixam suas sugestões.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Apoio das mães


Mães comparecendo à escola para reunião de esclarecimento e assinatura da autorização para que seus filhos possam participar das reuniões do grêmio que ocorrem fora do horário de aula.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Grêmio Estudantil (informativo)

          A palavra grêmio vem do latim gremium e significa “regaço” que, segundo o dicionário HOUAISS, quer dizer “colo (espaço)”. Por extensão e associação de ideias, a palavra pode ser compreendida como comunidade, assembleia ou sociedade e, por sentido figurado, como organização em que seus membros estão a serviço dos mesmos regulamentos. Daí podemos entender o que vem a ser um grêmio estudantil: espaço em que os alunos possam, organizados e unidos pelos mesmos interesses, participar ativamente para a melhoria da escola.

          As ações que um grêmio pode desenvolver são no sentido de garantir sua participação nas atividades escolares, como pesquisar quais as maiores necessidades dos alunos, montar grupos de trabalho e estudo para fomentar um espírito crítico, exigir melhoria na qualidade do ensino, construir o jornal dos alunos, entre outras. Nessa perspectiva, o grêmio pode funcionar como o sindicato dos alunos – órgão que luta pelos direitos de sua classe. Para que sejam representados é necessário então eleger uma chapa (grupo de alunos com funções definidas) que vai funcionar, nessa luta pela melhoria da escola, como porta-voz da maioria.
    
          A organização de alunos para essa finalidade é mais frequente em escolas de Ensino Médio, nas de Ensino Fundamental não é tão comum assim. Nossa escola, entretanto, já possui um grêmio que, por algumas razões, está desativado. O nome dele é Força e Ação, batismo feito pela maioria dos alunos que, de uma lista de três opções, escolheu esse título por meio de uma votação realizada nas respectivas salas de aula. A primeira eleição para sua diretoria foi feita em 02/12/2002, conforme registro em ata. Essa data foi consagrada pelos alunos como o dia em que iniciou-se a história do grêmio estudantil em nossa escola; portanto, é relevante lembrarmos dela e, por conseguinte, de sua fundação.
     
          O grêmio já possui seu jornal e logotipo. O jornal chama-se VRL NEWS, nome escolhido pela então diretoria. Com duas edições, nele constam, por exemplo, alguns poemas e quadrinhos produzidos por alunas da 7ª e 5ª séries A, turma de 2009, com orientação das professoras regentes da aula de Língua Portuguesa: profª Adriana Alves e profª Ivone Amaral, respectivamente. Esses poemas e quadrinhos estão na 2ª edição do jornal. O logotipo, por sua vez, foi criado na aula de Arte, com orientação da professora Vera Gomes, pela aluna Elídia Paula dos Santos (4ª etapa da EJA, turma de 2009). Entre os dez selecionados, ele foi escolhido pela maioria dos alunos em 24 de novembro desse mesmo ano, no pátio da escola.

          Tendo em vista estar o Grêmio de nossa escola esquecido e, consequentemente, inativo, pensamos na importância de sua reconstrução como mais uma maneira de contribuir na formação cidadã de nossos alunos. Posto seu papel político na história das escolas engajadas em um processo de transformação, esperamos que a volta do grêmio possa colaborar para o desenvolvimento de um posicionamento crítico a fim de tornar os alunos conscientes de seus direitos e deveres e, assim, exercerem sua cidadania.

Maria Helena Matei
Abril de 2014