quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Palestra

        A primeira palestra realizada pelo grêmio estudantil de nossa escola aconteceu em 27/08/2014, na sala 6 (multimídia), nos horários: 10h30min (para alunos da manhã) e 17h (para alunos da tarde).


     Os alunos Leonardo Borota (8ºB - período da manhã), Rafael Gustavo e Pedro Henrique (5ºB - período da tarde) presidiram a mesa, dando abertura, apresentando os palestrantes e fazendo o encerramento do evento.


     O primeiro palestrante foi o professor César A. Nunes, professor de História, que trabalhou em nossa escola por quase 19 anos, aposentando-se em fevereiro de 2011. Tinha o costume carinhoso de chamar seus alunos de mandrião. Ele  ressaltou que tem um carinho especial por nossa escola, onde, por opção, sempre gostou de ensinar, por constatar que a grande parte dos alunos pertence à classe desprivilegiada tanto social como economicamente.
     Ele nos falou sobre a importância das organizações estudantis para a conquista da democracia e liberdade sempre vinculada ao viver bem, de uma forma decente e sem preconceito. Leu um texto histórico/político, que escreveu de um modo poético para os alunos, em que fala, por exemplo, da luta pela democracia e liberdade desde  o período da ditadura militar (1964-1985).
Segue o texto:

Na ditadura, centros cívicos.
Democracia? Liberdade?
Nem pensar!
Trabalhadores, professores,
Estudantes,
Tinham que se calar.

Sem liberdade,
Só é sofrer.
Sem liberdade,
Não sei viver.

Cala a boca estudante vermelho,
Dizia o general.
Cala a boca estudante pentelho,
Dizia o policial.
O subversivo nós calaremos.
O subversivo nós prenderemos.
O subversivo nós torturaremos.
O subversivo nós mataremos!

Nos porões da ditadura,
Ódio, violência, sangue,
Mortes na tortura!

A tortura é medieval!
A tortura é sepulcral!
Não podemos vivenciá-la,
Não podemos aceitá-la
No nosso mundo atual!

Não se coaduna com a nossa liberdade.
Não se coaduna com a nossa humanidade.
Não se coaduna com a nossa existência.
Isso é a nossa barbárie!
Isso é a nossa falência!

O ser humano precisa de liberdade.
O ser humano precisa de democracia.
É claro que isso, por si só, não é suficiente.
Precisamos todos viver bem!
Precisamos todos viver de uma forma decente!

Sem racismo,
Sem pedofilia
E sem homofobia.
Precisamos viver com amor.
Precisamos viver com alegria.

Os alunos querem independência.
Os alunos querem decidir.
O grêmio eles vão organizar.
O grêmio eles vão construir!
Com uma escola melhor,
Onde todos estudam, aprendem,
E se respeitam,
Eles vão contribuir!

Os alunos ajudarão
O Brasil a ser campeão.
Não só no esporte, futebol,
Mas também na igualdade,
Na saúde e na educação!

Não mais crianças abandonadas, abusadas.
Não mais mulheres agredidas, violentadas.
Não mais famílias despejadas, desalojadas.
Não mais pessoas oprimidas, desorientadas.
Não mais gente desempregada, explorada.
Não mais corrupção.
Não mais político ladrão!

Há quase 50 anos eu sonho.
Há quase 50 anos eu luto.
Quem não é capaz de lutar pelo seu sonho,
Não é nada,
É luz apagada,
É página virada.

Não lutar pelo seu sonho,
É ganhar sem merecer,
É olhar sem perceber,
É ler sem entender,
É viver por viver!



 




     O professor César lembrou da resposta que deu a uma das perguntas que o grêmio "Força e Ação" lhe fez em uma entrevista da 1ª edição do jornal VRL NEW, em novembro de 2004. Pergunta: o que o senhor acha do grêmio na escola?


     A segunda palestrante foi a professora Marly de Freitas, professora de geografia que trabalhou em nossa escola por aproximadamente 10 anos. Também saiu em 2011. É uma pessoa generosa que está sempre disposta a ajudar as pessoas. Ela nos falou sobre o amor, ressaltando que para a prática da generosidade, benevolência e solidariedade na escola é preciso, em primeiro lugar, que o aluno goste da escola.
     Ao final, leu o texto História de Amor que podemos encontrar no seguinte endereço eletrônico: www.comamor.com.br/hist_amor.asp



 



     Em seguida, falou o professor Thiago A. de Oliveira, professor de História de nossa escola que brinca e ensina ao mesmo tempo, fazendo, desse modo, com que “a gente aprenda mais”. Ele enfatizou que a participação do jovem tanto na escola como na sociedade deve ir além dos interesses pessoais e que, no protagonismo juvenil, o adolescente é a personagem principal, ou seja, é quem faz as coisas acontecerem, visando sobretudo a um desenvolvimento social.








     Por último falou o aluno da 3ª etapa da EJA, Sr. Eurico Morais, que nos contou um pouco de sua experiência de vida e destacou os deveres de responsabilidade e compromisso que qualquer aluno deve ter. 
Disse que sempre teve um sonho. O de tirar o diploma do grupo escolar (atualmente, Ensino Fundamental I). Disse também que desde muito pequeno precisou trabalhar duro na roça para ajudar no sustento da família e, por isso, não pôde estudar na ocasião.  Enfatizou que hoje os alunos estão na escola, têm, na maioria das vezes, a família para sustentá-los  e, portanto, não podem deixar passar essa oportunidade de estarem aqui para aprenderem. “A pessoa que não sabe ler e escrever é comparada a um cego”, disse o Sr. Eurico.










     Os alunos Pedro Henrique e Rafael Gustavo, ambos do 5º ano B, presidiram a mesa da Palestra realizada à tarde.




     Após terminarem as apresentações, os alunos Igor, Débora, Evellyn, Leonardo, Sara, Pedro Henrique, Jefferson, etc fizeram perguntas aos palestrantes . O aluno Pedro Henrique, por exemplo, perguntou à professora Marly se é importante a ajuda dos professores na organização do grêmio estudantil e o aluno Leonardo perguntou ao Sr. Eurico o que ele poderia dizer sobre o desrespeito de alguns alunos no cotidiano escolar.





     Ao final, os palestrantes receberam uma Declaração de participação como esta do Sr. Eurico Morais.








     Gostaríamos de agradecer a vocês, palestrantes, por terem aceitado gentilmente nosso convite, deixando até, quem sabe, algum compromisso importante para estarem aqui conosco. Estamos agradecidos pela disponibilidade, atenção e boa vontade em nos trazerem um pouco de suas experiências.
     Gostaríamos ainda de parabenizar aqueles(as) alunos(as) que souberam ouvir, respeitar e agradecer aos palestrantes.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ilustração



O colibri foi desenhado por Evellyn Laryssa Santos Ferreira e a flor violeta foi desenhada por Letícia Cristine Torres Rodrigues. Ambas são alunas do 5º ano B.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sentido Figurado (comentários)

             Para responder às questões, vocês podem usar a área de comentários abaixo.

         Quando uma palavra adquire um sentido especial, diferente daquele exato, comum, chamado de sentido literal, dizemos que essa palavra adquiriu um sentido figurado, isto é, um sentido que depende de uma certa situação de uso. Daí vem a interpretação pessoal, ou seja, o ponto de vista subjetivo. Seria aquilo que conhecemos como modo de dizer.

           Sendo assim, nesta pegunta: Vamos dar mais uma flor aos colibris de nosso jardim? As palavras flor, colibris e jardim podem ser interpretadas sob um ponto de vista pessoal. Saberíamos dizer por quê?

            Que sentido daríamos então a essas três palavras?

            Exercitando: em um contexto em que há alunos participando de um grêmio estudantil em uma escola, que sentido poderíamos dar às palavras: flor, colibris e jardim? Isto é, o que e quem elas poderiam representar?

Logotipo


Você sabia que o grêmio já possui seu logotipo?
Ele foi criado na aula de Arte, com a  orientação da professora Vera Gomes, pela aluna Elídia Paula dos Santos, da 4ª etapa da EJA, turma 2009. Entre os dez selecionados, ele foi escolhido pela maioria dos alunos em 24 de novembro desse mesmo ano, no pátio da escola.

Você pode usar a área de comentários para dar sua opinião, dizendo se gostou ou não desse logotipo e  dizendo também o porquê.

Ata


A aluna Camilly Amaral do 5º ano B, primeira secretária, e a aluna Aracy Machado da 2ª etapa da EJA, vice-presidente, fazem o registro escrito da eleição e posse da diretoria eleita para a gestão de 2014/15.

Palestra

Palestra

27/08/2014 (quarta-feira)
às 10h30min e às 17h
Sala 6 (multimídia)
Tema: Os alunos do Ensino Fundamental e o Grêmio Estudantil

Palestrantes:

Professor César A. Nunes
(professor de História, aposentado por nossa escola)
• Direitos e deveres e sua relação com o grêmio estudantil

Professor Thiago Alves de Oliveira
(professor de História de nossa escola)
• Protagonismo Juvenil

Professora Marly de Freitas
(professora de geografia que já foi professora de nossa escola)
• O amor: generosidade, benevolência e solidariedade

Sr. Eurico Morais
(aluno da 3ª etapa B – EJA)
• O aluno: responsabilidade e compromisso

Grêmio Força e Ação

Convite


Os alunos Igor Aranda (8ºB), Leonardo Borota (8ºB), Ronaldo Marcelino (4ª etapa A da EJA) e a aluna Aracy Machado (2ª etapa da EJA) escrevem para convidar os palestrantes da Palestra que tem como tema: Alunos do Ensino Fundamental e o Grêmio Estudantil.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Poesias

Você gostaria de registrar e compartilhar alguma poesia? Pode utilizar a área de comentários abaixo.

Um pouquinho de história

          A primeira diretoria do nosso grêmio estudantil foi eleita em 02 de dezembro de 2002. Nessa ocasião, ficou decidido por todos que participaram do processo eleitoral que esse dia seria comemorado, pelas próximas diretorias e demais alunos, como sendo a data de fundação do grêmio na escola.

          Concorreram, nessa eleição, duas chapas. Uma de nome Mobilização Firmeza, chapa I; e outra de nome Agentes da Batalha, chapa II. Tendo sido vencedora a segunda chapa, tivemos os números de 386 votos favoráveis à chapa Agentes da Batalha contra 221 votos favoráveis à Mobilização Firmeza.

          Outras eleições se sucederam como as de 2003, 2004, 2005, 2009, 2010 e 2014, conforme registro em ata.

          Vamos então nos lembrar de que seria interessante comemorarmos o dia 02 de dezembro?

Faixa da presidência


A atenciosa aluna Aracy Machado (2ª etapa da EJA) presenteou o grêmio, confeccionando, com muito carinho, uma nova faixa para a presidência. Obrigada, dona Aracy!

Posse


A atual diretoria do grêmio Força e Ação tomou posse em 31/07/2014, no palco do pátio da escola. A cerimônia foi acompanhada de alunos do 5º e 7ºs anos.









A nova diretoria acompanhada da professora Rosemar Cardoso, coordenadora pedagógica da escola dos períodos: tarde e noite, à esquerda.

Acompanhada também da professora Maria Helena Matei, responsável pelo grêmio da escola, à esquerda.